RJ: Simpatia ignora polêmica, recebe multidão e festeja Vinicius
O desfile do Cordão da Bola Preta pelo centro do Rio no último sábado levantou uma polêmica: não estaria o Carnaval de rua carioca saturado de gente? Este ano a prefeitura espera 6 milhões de foliões, um aumento de 50% em relação a 2012, e a segurança de muitos deles foi colocada em risco quando não havia área de dispersão suficiente para as 1,8 milhão de pessoas do Bola - muitos passaram mal, três viaturas da polícia militar foram danificadas e o bloco parou de tocar.
Para o Simpatia É Quase Amor, tradicional bloco que desfila há 28 anos pela orla de Ipanema, a confusão do Bola Preta foi um fato isolado. "Nestes últimos anos, o Carnaval do Rio se revigorou bastante. A multidão é uma expressão disso. O bloco é aberto, é democrático, é livre. Quem gostar, basta aparecer. Nós só temos um cordão de isolamento para a bateria, o resto é todo mundo integrado", disse o diretor do bloco Ari Miranda.
"Quando fica muito cheio é ruim demais. Porque aí tem muito homem que tira proveito disso também", explicou a estudante de farmácia Iris Paula, 19 anos. Carla Soares, estudante de psicologia de 21 anos, concorda. "Quando tem muita multidão é mais fácil acontecer um tumulto, fica aquele empurra-empurra, não é legal". Mesmo assim, elas seguiram o Simpatia, que atraiu milhares de pessoas, até o final.Mas não foi bem assim durante o desfile da tarde deste domingo, que reuniu mais de 100 mil pessoas, segundo a empresa pública de turismo do Rio (RioTur). Em frente ao caminhão de som havia um "cordão de isolamento" feito por cerca de 30 seguranças de mãos dadas. Eles protegiam a festa de alguns membros do bloco e ainda empurravam a multidão para que o caminhão pudesse se movimentar. Alguns rapazes entraram em atrito com os seguranças e muitas pessoas saíram da frente do bloco assim que apareceu uma brecha entre os carros estacionados na Avenida Vieira Souto.
"Quis fazer uma homenagem porque as garotas de Ipanema eram as princesas do Vinicius. E a Luma marcou aquele carnaval com um gesto de amor, que foi colocar uma coleira com o nome do então marido dela", afirmou Paula.
O Simpatia compôs um samba próprio em homenagem a Vinicius que dizia "Olha que coisa mais linda saindo da praça / É o Simpatia que vem e que passa / Doce balanço a caminho de Iemanjá". O grande momento do desfile foi quando o bloco soltou muitos balões com as suas cores características no céu. Um espetáculo colorido na beira da praia de Ipanema.

0 comentários:
Postar um comentário