Pé de galinha é considerado um sinal desagradável de envelhecimento, mas pode ser um sinal para não parar de sorrir. Segundo uma pesquisa divulgada no Journal of Nonverbal Behavior, as pessoas são julgadas mais atraentes e mais inteligentes quando seus olhos têm rugas nos cantos.
Psicólogos que comandaram o estudo pediram para que um grupo de homens e mulheres analisassem fotografias de pessoas sorrindo. Em alguns casos, os cantos da boca e dos olhos apareceram com rugas.
Quando os pés de galinha apareciam, o sorriso era considerado mais autêntico, intenso, espontâneo e transmitiam mais diversão. Além disso, as pessoas das fotografias que tinham rugas foram apontadas como mais inteligentes, atraentes e um pouco mais dominantes.
No entanto, os pesquisadores da University Louvain, na Bélgica, enfatizaram que um sorriso com rugas faz com que as outras pessoas os achem menos confiáveis.
Susanne Quadflieg, responsável pela pesquisa, disse que dificilmente qualquer outra expressão emocional atrai tanto interesse científico sobre a expressão genuína de sorrir.
Naresh Joshi, um cirurgião plástico de Londres especialista nos olhos, disse que muitos pacientes pedem para que o pé de galinha seja suavizado. No entanto, ele geralmente se recusa, alertando-os que uma alteração feita no sorriso pode mudar muito a expressão. "Elas me dizem que querem se livrar das rugas e forçam os olhos. Mas quando estão em repouso, não há absolutamente nada", disse. "Então eu explico que essas são linhas dinâmicas da expressão e que não é necessário tirá-las”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário