Discussions

div class='lof-main-wapper' id='slider'>

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Seis toneladas de doações são enviadas a Santa Maria; veja como ajudar


Seis toneladas de doações de remédios e materiais hospitalares, como luvas, ataduras e aparelhos respiratórios foram enviados por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28). A carga servirá para ajudar no atendimento das vítimas do incêndio que deixou 231 mortos na madrugada de ontem na boate Kiss, em Santa Maria (a 323 km de Porto Alegre).
As doações foram feitas pelo Grupo Hospitalar Conceição, pelo setor de suprimentos da Secretaria Estadual da Saúde e laboratórios e farmácias particulares.
Segundo a Base Aérea de Santa Maria, a Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro também está mandou donativos para Rio Grande do Sul, mas ainda não foi confirmado se o material será usado para repor o estoque na capital ou para a cidade onde aconteceu a tragédia.
A Furg (Universidade Federal do Rio Grande) também enviou quatro respiradores artificiais do Hospital Universitário Miguel Riet Correa Junior a Santa Maria na noite de ontem. A Defesa Civil da cidade é responsável pela distribuição dos donativos. O centro de doações do órgão fica no (Caff) Centro Administrativo Fernando Ferrari, na rua Borges de Medeiros, 1501.
O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Maria, o tenente-coronel Adilomar Silva, disponibilizou o telefone (55) 8416.1460 para atender os familiares e amigos de vítimas e feridos do incêndio. Ele ficará no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, localizado na Rua Appel, 795.
Quem quiser oferecer abrigo aos familiares das vítimas deve ligar para o telefone (55) 9979-2539. Os profissionais da saúde podem oferecer trabalho voluntário pelo telefone (55) 9155-2087.
Para doar água, luvas, máscaras e medicamentos o número é o (55) 9155-2087. O cadastro de enfermeiros e técnicos de enfermagem deve ser feito pelo (51) 3378-5511 e pelo e-mail: presidente@portalcoren-rs.gov.br.
INCÊNDIO
O incêndio aconteceu na madrugada de domingo (27) na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo,231 pessoas morreram e outras 80 permanecem internadas em hospitais da cidade e de Porto Alegre.
O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.
Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.
Editoria de Arte/Folhapress
A grande maioria das pessoas que estavam na festa, promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), morreu asfixiada. Muitos foram encontrados amontoados nos banheiros, onde tentavam fugir do fogo.
No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.
A boate Kiss, com capacidade para até 1.000 pessoas, recebeu entre 600 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.
A cidade de Santa Maria abriga alunos de faculdades particulares e da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), muitos de outros Estados. Entre os mortos, estão 101 estudantes da UFSM.
Até a tarde de hoje, quatro pessoas haviam sido presas --dois donos da casa noturna e dois integrantes da banda. O delegado Sandro Meiner afirmou que "as prisões são para possibilitar as investigações dos fatos em todas as suas nuances."
A direção da boate Kiss divulgou um anota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

0 comentários:

Postar um comentário

 

Assine a nossa Newsletter

duvidas

Email us: du.rvalf@hotmail.com

Nossos membros da equipe